Meu último post de dezembro na revista Vida Prática, eu falei sobre Consumo Consciente.. Depois um dos últimos posts do ano foi sobre organização e desapego e nesse post contei que falaria mais sobre o assunto e resolvi trazer algumas dicas para um consumo consciente!

Dicas para um Consumo Consciente

Que tal começar 2018 de uma forma mais desapegada e consciente? Um consumo consciente vai muito além do guarda roupa, é levar em consideração os impactos ambientais e sociais desde a produção, uso e descarte dos produtos e serviços..

Dicas para um Consumo Consciente

Assim você economiza, evita o desperdício e compras desnecessárias. Trazendo o consumo consciente para a moda, você verá uma economia enorme e mesmo assim será possível você dar um UP no seu armário..

Parece contraditório, mas com as dicas você vai pereber que é possível sim, ter um guara roupa eficiente gastanto menos!

Antes de ir as compras é fundamental que você conheça seu corpo e seu estilo. Quantas vezes comprou algo que não foi muito com a cara, mas estava na promo? Ou comprou pensando que com a dieta nova iria emagrecer e entrar na peça? Todo mundo já fez isso pelo menos uma vez na vida!

Dicas para um Consumo Consciente

Se você se autoconhecer, vai evitar compras desnecessárias e peças encostadas/esquecidas no fundo do armário! Sobre as peças que vem junto com uma desculpa de: “ah vou começar a dieta e vai servir” ou “até a festa eu vou desinchar” esqueça! Se não serviu não leve!! Isso te deixa pressionada e só gera frustrações..

** Dicas:
Para o seu estilo procure salvar no seu celular/computador looks que você ache bonito e que tenha a ver om você, depois analise e encontre o que há em comum entre eles, estabeleça um padrão e encontre seu estilo. NUNCA compre nada sem antes experimentar!!

Procure comprar peças básicas de qualidade!! Elas durarão mais e provavelmente vai combinar com todo seu armário! Já as peças que são tendências, você pode investir em peças mais baratinhas!! Como a tendência é uma montanha russa com altos e baixos, você não desprende muita grana em peças que provavelmente daqui 6 meses não serão mais febre!

Já falei milhões de vezes aqui, mas vale a pena dizer de novo! Não é porque é tendência que você precisa ter/usar! A moda/tendência que precisa se adaptar a você e não ao contrário!

Em dúvida

Antes de levar pergunte-se: Eu preciso mesmo disso? Eu vou mesmo usar isso? Com quantas peças que eu já tenho vou poder combinar com essa que estou comprando?

Muitas vezes a resposta para a primeira pergunta é não, e se você ficar balançada, no fundo você sabe que não precisa! Procure evitar compras por recompensas, tipo estou triste preciso de um blusa nova! Não!!! Precisamos acabar com esse pensamento!

Na empolgação ou na fossa compramos peças, compramos para nos fazer bem, “acariciar” a alma. Mas NUNCA usamos, parece exagero, mas acontece muito, principalmente se estamos triste, pegamos “raiva” da peça e aí que não usamos mesmo…

Por último porém a questão mais importante.. Com quais peças que eu já tenho essa compra vai combinar? Jamais, em hipótese alguma compre uma peça, pensando que vai comprar mais 3 peças para montar um look… As peças que você comprar tem que sempre combinar com o que você já tem no armário!

Lembre-se se você não tem nada que combine com o que pretende levar é porque ela NÃO combina com seu estilo!

Fez a limpa no armário? Separe peças que estão em bom estado ou nunca usadas porque ainda dá pra levantar uma graninha em brechós, bazares e lojinhas online! Você também pode aproveitar para procurar peças mais em conta! Faça uma noite de bazar com as amigas, troquem as peças!!

Dicas para um Consumo Consciente

O importante é reciclar as peças! O que pode não ser mais o seu estilo pode ser o da sua amiga!!! Aproveitem, troquem, faça a energia fluir…

Colocando essas dicas em prática, aposto que você vai economizar, reorganizar seu armário, encontrar um estilo e nunca mais vai dizer: “Não tenho nada para vestir”… Você vai sempre fazer diferentes combinações com o que você já tem!

Espero que tenham gostado.. Me conta qual é a sua dica para evitar aquela compra por impulso? Quero saber!! Piscadinha

Super Beijoo!! Super BeijoSuper Beijo

Gostou?? Me conta!!